Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Adeus Fenômeno

Os refletores vão se apagar nos estádios do mundo inteiro, mais tristes, nesta segunda-feira. Sim, mais tristes. Chega ao fim a carreira de um Gênio, um Craque, um Artilheiro, Um FENÔMENO. Sinceramente não sei ao certo o que dizer. 

Desde 1993 quando eu ainda tinha 7 anos de idade, ele começava a encantar nos gramados de Minas Gerais, vestindo a camisa azul do Cruzeiro. Era um jovem magro, rápido, habilidoso e oportunista. Destacou-se no seu ano de estréia fazendo 12 gols em 14 jogos. Confesso que não vi muitos jogos dele nesta época, mas um dos senão o mais épico, que assisti, foi o jogo onde Ronaldo humilhou com toda a sua genialidade, o goleiro uruguaio Rodolfo Rodríguez.

Em 1994, aquele muleque magrelo foi para a Europa! Uma transferência de US$ 6 milhões o levou para a Holanda, para defender o PSV Eindhoven. Os holandeses haviam se encantado com o futebol do garoto que havia feito 57 gols em 59 jogos pelo Cruzeiro. 
Ainda no ano de 94, pouco depois de sua ida para a Europa, Ronaldo foi convocado para a Seleção Brasileira e desbancou o experiente Evair na convocação dos 22 jogadores da Copa do Mundo. Infelizmente o garoto não foi tão bom assim em sua primeira copa e acabou sendo campeão mundial na reserva.

Em 1995 Ronaldo manteve sua boa média de gols e bons jogos e despertava cada vez mais o interesse dos grandes clubes europeus e logo depois das olimpíadas de Atlanta 96 Ronaldo troca a Holanda pela Espanha, onde passaria a jogar pelo todo poderoso Barcelona.

E assim surge o FENÔMENO! Ronaldo encanta o mundo com seus gols brilhantes, arrancadas incríveis e é eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA por duas vezes consecutivas, 96 e 97. 

Em 1997 houve uma transferência inesperada para a Internazionale de Milão, que pagou os US$ 32 milhões de dólares referentes à sua multa rescisória.
 
Viria a Copa do Mundo de 98 na França. Durante toda a competição, o jogador brilhou. Mas na final eis que acontece a convulsão! Até hoje questiona-se por que Ronaldo entrou em campo naquele fatídico dia? Seria ordem da CBF? Ordem da Nike? Ordem da FIFA? Dezenas de teorias conspiratórias existem sobre tal final, e só saberemos o que realmente aconteceu quando o ele nos revelar.
Fato é que foi um dia pra ser esquecido por todos os brasileiros, mas que é impossível de se fazer.

Na temporada seguinte, 1999/00, veio a primeira lesão no joelho, que o tirou dos gramados por 5 meses e no dia de sua volta, outra lesão, e lá se vão mais 8 meses. Mas quando ninguém acreditava mais, ele retorna para levar o Brasil ao pentacampeonato da Copa do Mundo em 2002 e de quebra torna-se o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo com 15 gols e mais uma vez, eleito o melhor do Mundo.

Forçou sua ida para o Real Madrid e sofreu constantemente com as vaias da torcida e com a cobrança em cima de sua forma física. Mas Ronaldo fez 104 gols nos 177 jogos que disputou com a camisa do Real.

Na temporada 2006/07 foi para Milão novamente, só que desta vez para defender o Milan. Já não estava mais em seu alto nível. Não era mais aquele de tempos passados. E foi aí que veio sua terceira grande lesão no joelho.
Ronaldo veio para o Brasil em 2008, jogar no Corinthians e tentou dar ao clube e aos torcedores o seu maior sonho, a Taça Libertadores da América. Não conseguiu e após o fracasso deste ano de 2011, ele resolveu deixar os gramados.

Foram 18 anos como jogador profissional, 477 jogos por clubes onde passou, 335 gols marcados. Na seleção principal foram 97 jogos e 62 gols. 

Hoje o maior jogador que vi jogar vai se aposentar! É o fim da carreira de um grande ídolo mundial! Ronaldo  conseguiu realizar coisas impressionantes nestes 18 anos, tornou-se ídolo em grandes rivais, recuperou-se de graves lesões, melhor do mundo por três vezes. maior artilheiro da história das Copas do Mundo.
Deixo aqui os meus agradecimentos a ele, que me proporcionou fortes emoções, boas e ruins, e fico feliz de ter tido a oportunidade de tê-lo visto brilhar.

O FENÔMENO passou no mundo do futebol, mas não como um cometa ou um eclipse no céu, que passam rápido e não deixam marcas. Foi um meteoro que caiu nos gramados do mundo e deixou marcas profundas em toda a civilização futebolística. 
 


0 comentários:

Postar um comentário